segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Introdução

Esse blog é um convite a todas as pessoas que queiram saber sobre a Lituânia e sobre a língua lituana. Poderei falar acerca de temas variados, tais quais: a língua, as pessoas, a história, a arqueologia, a mitologia, a flora, a fauna, a música, a poesia, a literatura, o cinema, a gastronomia, a educação, os museus, as galerias de arte, os teatros, a arquitetura, as curiosidades, o modo de vida, entre outros. Pouco se divulga e se sabe sobre esse país e sua língua. Em julho próximo, estarei lá pessoalmente e quero registrar essa experiência através do blog.  Tenho estudado sistematicamente o lituano desde o dia 5 de outubro de 2015. Esse processo me fez embarcar em uma viagem pela língua indo-europeia viva que é considerada não apenas a mais antiga e que conserva os aspectos mais arcaizantes, mas como tendo elementos que podem ser encontrados em línguas como o sânscrito, o latim e o grego clássico, e que poderia estar mais próxima do que podemos chamar de uma língua indo-europeia "original". Com isso, um mundo novo foi apresentado a mim e eu gostaria de poder agora compartilhar com todos vocês. Sejam bem vindos e juntem-se a mim nessa jornada.

11 comentários: